Cartola FC 2021 | Dicas e novidades para a temporada

Atualizado: 30 de jun. de 2021



Cartola FC 2021 | Pontuação | Novidades | Dicas | O que mudou

Pontuação | Scouts | Banco de Reserva | Defesa


PONTUAÇÕES E PARCIAIS DO CARTOLA FC


O Cartola FC vem mudando e muito no decorrer dos anos. A terceirização dos scouts feita em 2020 e até mesmo às mudanças e criação de novos scouts em 2021, sem dúvidas impactaram a vida dos cartoleiros.


Pasmem: esse é o ano com mais mudanças no Cartola FC e com tudo isso em mente preparamos esse e-book para você que quer estar por dentro de tudo que rola no nosso tão querido e viciante fantasy game.


As estratégias para se jogar o tão amado fantasy games desenvolvidas no decorrer de muitos anos precisam ser revistas. Alguns scouts deixaram de existir, outros foram alterados ou até mesmo passaram a ser interpretados de forma mais rigorosa.


No ano passado a grande novidade acerca dos scouts do Cartola FC foi a terceirização dos mesmos. O Grupo Globo designou ao Footstats o papel de ser o fornecedor oficial das pontuações e estatísticas de cada jogador.


Desta forma, a nomenclatura e critérios de alguns scouts mudaram, como por exemplo, o fim das roubadas de bola e a criação dos desarmes; a extinção dos passes errados e o surgimento dos passes incompletos e uma mudança significativa nas defesas difíceis, que antes valiam 03 pontos e passaram a somar 04 pontos em 2020.


E as mudanças param por aí? Não mesmo! 2021 começou com tudo no Cartola FC. Alguns scouts foram alterados, o que interfere imensamente no game e na pontuação dos jogadores, é claro.


É sabido por todos que no quesito pontuação, os pontos são recebidos ou perdidos de acordo com o desempenho e as atuações dos atletas em campo. Durante os jogos temos a todo o momento as parciais dos jogadores sofrendo oscilações.


Logo no início do Campeonato Brasileiro são analisados e levados em consideração diversos quesitos para definir o preço de cada atleta, como as qualidades, o desempenho, as características e o histórico profissional. Além disso, a cada rodada do Brasileirão as estatísticas de desempenho dos jogadores sofrem mudanças e são transformadas em pontos. O preço dos mesmos também sofre alterações no decorrer da competição.


Sendo assim, o sistema de pontuação do Cartola FC se dá por meio dos scouts e os mesmos divididos em: scouts de ataque e scouts de defesa. Em suma, o rendimento dos jogadores em campo no decorrer da partida, se transforma em scouts e consequentemente em pontos para o nosso game.


Confira abaixo a tabela de pontos do Cartola FC:



Bom, para esclarecer qualquer dúvida, vamos explicar cada scout e os seus critérios. É válido lembrar que alguns scouts sofreram alterações em 2021.


GOL


O gol no Cartola vale 8 pontos e independe da forma que o mesmo foi feito. Ou seja, gol feio, de canela, de barriga, ou seja lá como for, também é gol. Se o juiz valida e consta na súmula, são 8 pontos somados no Cartola FC. Mas atenção, o gol é atribuído ao jogador que consta na súmula, ou seja, o Cartola FC se respalda em todas as informações da autoridade maior presente em campo durante uma determinada partida de futebol: o árbitro.


GOL CONTRA

É um dos scouts mais temidos pelo cartoleiro e muito simples de entender. O jogador que for autor de um gol contra da sua equipe terá subtraída da sua parcial 5 pontos. Ou seja, o scout vale -5 pontos.


ASSISTÊNCIA


Como já dito anteriormente, diversos fundamentos que contam pontos no fantasy game sofreram alterações nos critérios de avaliação, foi o que ocorreu com as assistências no ano passado. Porém o valor do scout segue sendo o mesmo. Serão creditados 05 pontos ao jogador responsável pelo último passe antes de um gol.


Mas o que é basicamente uma assistência? A assistência é o passe que antecede a finalização que resulta em um gol. Trata-se do segundo scout de ataque com o maior valor no Cartola FC, 5.0 pontos, ficando atrás apenas do gol, que vale 8.0 pontos.


Sendo assim, é válido destacar alguns importantes pontos acerca deste scout:


· É considerada assistência todo lance que o jogador deu o passe e não teve nenhum desvio;


· É assistência a finalização que acabou resultando em um passe e a ação terminou com o gol.


· Não é assistência o lance em que houve um desvio que alterou completamente a trajetória da bola. Caso o desvio (que resultou na em uma mudança significativa da trajetória da bola), tenha sido de um companheiro de equipe, não será computada assistência para nenhum jogador.


Porém alguns lances podem gerar certas dúvidas nos cartoleiros e é importante destacá-los, são esses:


· Nos casos em que o desvio involuntário ou domínio errado for leve, isto é, alterando pouco a trajetória da bola e a dinâmica da jogada, a assistência será contabilizada para o autor do passe anterior e não mais para o jogador em quem a bola bateu de forma involuntária ou desviou levemente.


· Já nos casos em que o desvio ocorrer através de um companheiro da própria equipe, for involuntário e alterar totalmente e de forma brusca a trajetória da bola, o lance será considerado sem assistência, ou seja, nem o autor do passe e nem o jogador que desviou irão ganhar os 5 pontos.


Tais mudanças ocorridas no ano passado deixaram o jogo mais justo em relação a quem vai receber a bonificação da assistência.


Em síntese, a assistência ocorre quando o finalizador da jogada recebe a bola diretamente de quem executou seu passe, mesmo que em seu percurso, a bola sofra pequenos desvios, sem alterar significativamente seu destino final até a conclusão da jogada que resultou em gol.


FINALIZAÇÃO NA TRAVE


O valor atribuído a finalização na trave também mudou no ano passado, passando a valer 3 pontos.


A finalização na trave é aquela em que o jogador chuta a bola e a mesma bate na trave, INDEPENDENTE de desvio leve (que não altera a trajetória da bola) no companheiro de equipe ou adversário (desde 2018).


A novidade nesse scout, é que a partir de 2020, quando o jogador finaliza, o goleiro defende e após a defesa a bola atinge a trave, também será contabilizada uma finalização na trave; diferente dos anos anteriores, onde essa ação era considerada como finalização defendida.


FINALIZAÇÃO DEFENDIDA


A finalização defendida é aquela em que o jogador chuta a bola e o goleiro a defende, simples, não? Vale lembrar também que as finalizações com desvios que não alteram a trajetória da bola de forma brusca também são consideradas finalizações defendidas. O valor atribuído a esse scout é de 1,2 pontos.


A partir do ano passado, quando o jogador finaliza e o adversário (jogador da linha) salva em cima da linha do gol, a mesma também será contabilizada como finalização defendida, mesmo a defesa não tendo sido pelo goleiro.


Obs: é válido destacar que o jogador de linha que defender a finalização não terá computado o scout de defesa a seu favor.


FINALIZAÇÃO PARA FORA


Como o próprio nome já diz, a finalização para fora é aquela em que o jogador chuta em direção ao gol, porém a bola acaba saindo. É contabilizada independente de tal finalização ter sofrido um leve desvio no companheiro de equipe e/ou no adversário (desde 2018), ou ter saído de forma direta (sem desvios). Esse scout vale 0,8 pontos no game.


FALTA SOFRIDA


A cada falta sofrida durante a partida pelo jogador, são computados 0,5 pontos ao mesmo. Durante o Brasileirão 2020, vimos, por exemplo, que o atacante Marinho (Santos) foi um dos mais caçados pelos adversários.


PÊNALTI PERDIDO


Quando o batedor oficial de pênaltis de uma equipe se coloca diante da linha da bola para cobrar o mesmo, todo cartoleiro que o escalou, desfruta de um mix de sensações. Isso porque o jogador pode vir a somar 08 pontos em razão do gol, ou errar o pênalti e perder 04 pontos.


É importante destacar algumas situações:


· Quando a cobrança ocasiona uma bola na trave, o cobrador de pênaltis não somará os 3,0 pontos referentes à finalização na trave, como em qualquer outra circunstância (cobrança de falta, chute, cabeceio e etc). Sendo assim, se o jogador bateu o pênalti na trave, ele errou o mesmo e perdera -4,0 pontos e não ganhará de forma alguma o bônus referente à finalização na trave.


· No caso do jogador ao cobrar o pênalti, chutar a bola para fora ou até mesmo nas situações em que o goleiro realiza a defesa, o mesmo não ganhará o bônus referente à finalização para fora e finalização defendida, respectivamente.


Resumindo: não importa a forma que o jogador errou o pênalti, se bateu na trave, ou se foi pra fora ou até defesa do goleiro, o resultado é um só: -4,0 pontos para ele!


Caso o jogador erre o pênalti e faça o gol no rebote, ele ganha +4,0 pontos: -4,0 (pelo pênalti perdido) + 8 (pelo gol feito).


IMPEDIMENTO


Nos casos em que o jogador fica impedido no decorrer da partida e que tal impedimento é validado pela arbitragem, são subtraídos -0,50 pontos na pontuação do jogador em questão.


PASSE INCOMPLETO


Nos anos anteriores o Cartola FC subtraía 0,30 pontos dos jogadores que erravam passes, eram os chamados passes errados. Com as mudanças ocorridas em 2020, o scout mudou de nome e de valor, passando a se chamar passe incompleto e 0,1 ponto é retirado de cada atleta.


Considera-se passe incompleto para o Cartola FC:


· Aquele passe dado fora do alcance do companheiro de equipe, ou seja, um passe dado “de graça” para o adversário.


· Todo e qualquer cruzamento direto para fora ou longe do companheiro de equipe, com a bola rolando ou parada.


· Qualquer cruzamento, passe, que for desviado, bloqueado ou interceptado pelo adversário.


A grande polêmica nesse scout foi considerar PI às reposições dos goleiros, popularmente conhecidas como tiro de meta ou até mesmo chutão, que não chegavam ao domínio ou encontravam um companheiro de equipe. Vimos que em 2020 os goleiros amargaram inúmeros PI e as pontuações dos mesmos foram impactadas negativamente com tal mudança.


Contudo, o Cartola FC felizmente anunciou que a partir dessa temporada, o passe incompleto deixará de ser contabilizado para goleiros. É válido frisar que continuará valendo -0,10 ponto para os jogadores das demais posições.


PÊNALTI SOFRIDO


Além das mudanças com relação aos scouts antigos, o Cartola FC em 2021 criou um novo scout, e estamos falando do pênalti sofrido. A partir deste ano o jogador que sofrer o pênalti terá 1,0 ponto acrescido na sua parcial. É isso mesmo, o pênalti sofrido vai valer um pouco mais do que uma falta recebida, assim como o pênalti cometido vai descontar mais que uma infração ocorrida fora da área.


Portanto é válido destacar que um pênalti sofrido vai render 1,0 ponto ao jogador que estiver no ataque - exceto em lances que houver de toque de mão. Já o pênalti cometido vai subtrair do jogador que estiver defendendo 1,0 ponto. Porém, para o defensor, se for o caso de mão, a pontuação será devidamente computada em toda e qualquer circunstância.

DEFESA

É isso mesmo que você leu, cartoleiro: é o fim da era das defesas difíceis no Cartola FC. Em 2020 com a terceirização dos scouts do game, que passaram a ser fornecidos pelo Footstats, a defesa difícil passou a valer 4 pontos.


Mas se enganou quem pensou que por isso seriam mais fáceis as mitadas dos goleiros. No decorrer de 2020 o critério de avaliação se mostrou mais rigoroso e as DD’s mais escassas. Fazendo um breve comparativo com relação a 2019, o Footstats considerou apenas 60% das defesas difíceis do Cartola FC. Porém como o scout passou a valer mais, a queda na pontuação não foi tão brusca, apenas 19%, mas foi sim sentida por todos os cartoleiros.


A partir desta temporada, a defesa difícil deixou de existir no game visando, sobretudo diminuir a subjetividade acerca das análises desse scout. Sendo assim, os lances de finalização defendida do adversário ou até mesmo ao se evitar um gol contra, passam a configurar o scout defesa e valerá 1 ponto para o goleiro.


Mas atenção: NEM TUDO É DEFESA! Ou seja, nem toda bola que chegar ao domínio do goleiro será considerada defesa. É preciso que o goleiro de fato realize a defesa. As exceções, que não se configuram defesa são:


· Quando o goleiro apenas evita a saída de bola para o tiro de meta após uma finalização equivocada ou incompleta, sem qualquer perigo de gol.


· Quando o goleiro evita a saída de bola e ocasiona o escanteio após uma finalização bloqueada ou até mesmo amortecida.


· Quando a bola sobra para o goleiro após uma finalização bloqueada e chega até o mesmo sem forças ou até mesmo quase parando.


· Quando o goleiro intercepta um passe para área ou cruzamento.


· Quando o goleiro sai do gol e fica com a bola após um passe incompleto, evitando e dando fim a sequência da jogada. Lance comum em que o goleiro vai até a bola (geralmente pelo alto) e não a bola que vai até o goleiro.

DEFESA DE PÊNALTI

Esse scout é bem simples e autoexplicativo: nos casos em que o goleiro defender o pênalti cobrado, o mesmo garante incríveis 7 pontos no game.

Vale ressaltar que não será computada a defesa do pênalti e a defesa simples, e sim apenas a defesa da penalidade máxima.

JOGO SEM SOFRER GOL

Tão conhecido por todos os cartoleiros como SG (saldo de gols). É o scout referente a todas as vezes que o time não sofre gol. Sendo assim, a defesa do mesmo (goleiro, zagueiros e laterais) ganha 5 pontos. O saldo de gols é da equipe, porém é válido apenas para aqueles que jogaram, não premiando quem ficou no banco.

Quando o zagueiro/lateral/goleiro for substituído ainda sem sofrer gol, mas o time ao decorrer da partida sofre gol, ele também perde o SG. A mesma coisa acontece se o jogador da defesa sair do banco e entrar durante o jogo. O mesmo ganha o SG se o time terminar a partida sem sofrer gols.

CARTÃO AMARELO

O jogador que levar a advertência do cartão amarelo no decorrer, após ou até mesmo no banco (é triste, mas é verdade) perderá 2 pontos no game.

CARTÃO VERMELHO DIRETO

Nas situações em que o jogador recebe o cartão vermelho direto e é expulso da partida, são -5,00 pontos no Cartola FC.


É importante ressaltar algumas situações que geram dúvidas: quando o jogador toma dois cartões amarelos e o vermelho posteriormente ele perderá -5 pontos, já que os dois cartões amarelos serão “anulados”. Agora, caso ele receba um amarelo e o vermelho direto, o jogador perderá -7,0 pontos (-2 do cartão amarelo + (-5) do cartão vermelho).

FALTA COMETIDA

Toda falta cometida assinalada pelo juiz no decorrer da partida corresponderá a -0,5 pontos para o jogador que cometê-la.

PÊNALTI COMETIDO

Até a temporada passada, não havia diferença entre as faltas e pênaltis sofridos (+0.50) e cometidos (-0.50), mas a partir de agora, o pênalti terá um peso dobrado na pontuação. Ou seja, assim como o pênalti sofrido vai render 1.0 ponto ao jogador que estiver no ataque - exceto em lances de toque de mão, o pênalti cometido valerá -1.0 ponto, que será subtraído a pontuação do jogador que o realizar.

DESARME

Em 2020 o Cartola FC anunciou o fim das roubadas de bola, mas implementou o scout desarmes. A crucial diferença é que antes com a roubada de bola, o jogador tinha que ficar com a posse da mesma e no desarme isso não é mais necessário.


Sendo assim, configura-se desarme:


· Todo e qualquer lance que o jogador agir e desarmar o adversário, seja esticando a bola, dando carrinho ou até mesmo um bote, dentre outras ações, mesmo que a bola sobre para um companheiro de equipe.


· A interceptação de passe também é considerado um desarme. Porém o jogador precisa realizar alguma ação, não valendo nos casos em que a bola vem “de graça” para o mesmo.


· Lances que envolvem interceptação ou bloqueio de cruzamentos não serão considerados desarmes.


· Ações que envolvam a proteção da bola até que a mesma saia do campo ou nos casos em que o jogador sofra a falta, não serão considerados desarmes.


· Quando o jogador adversário se atrapalha sozinho e a bola sobra, não será considerado desarme.


· Os casos em que um companheiro de equipe ou até mesmo o próprio jogador perde a bola, logo após roubá-la, não serão considerados desarmes.


Sem dúvidas os desarmes passaram a ser mais frequentes que as antigas roubadas de bola, mas como vale 1 ponto, a diferença não foi tão sentida pela maioria dos cartoleiros.

GOL SOFRIDO

O critério gol sofrido também passou por mudanças significativas para esse ano. Até a temporada passada, o gol sofrido valia -2,00 pontos para o goleiro. A partir deste ano, o gol sofrido passa a valer -1,00 ponto.

Essa inovação no scout sem dúvida mudará e muito a estratégia na hora de escalar um goleiro, em razão do gol sofrido ter um peso menor. Acreditamos que o cartoleiro passará mais do que nunca a priorizar goleiros que possam ser muito exigidos, mesmo estando sujeitos a levar gols. Além disso, agora dificilmente um goleiro vai negativar muito.

BANCO DE RESERVAS

Sem dúvidas é a grande novidade da temporada. Quanto tempo nós cartoleiros esperamos por isso, hein?! Eu ouvi um “Amém”?

Diante de um calendário tão intenso e visando atenuar a frustração de milhares de cartoleiros que escalaram jogadores que não entraram em campo, o Cartola FC a partir desta temporada ofereceu a possibilidade de reposição. O tão sonhado banco de reservas está aí.

É muito simples: quando o jogador escolhido não entrar em campo, o mesmo será substituído por aquele escalado no Banco de Reservas e a pontuação deste será levada em consideração.

É importante ressaltar que só haverá substituição caso o jogador escolhido por você cartoleiro NÃO ENTRAR EM CAMPO. Se o jogador em questão começar no banco de reserva e entrar no decorrer da partida, mesmo que seja por poucos minutos, a pontuação deste é que a valerá na contagem geral dos seus pontos.

O Banco de Reservas é opcional, ou seja, o cartoleiro escala apenas se quiser e tem o limite de até cinco jogadores.

Quanto ao custo, o reserva escolhido deverá ter o valor igual ou inferior ao do atleta mais barato da posição.

Portanto, não serão necessárias cartoletas extras para se escalar os reservas. A troca será automática e sem custos extras ao cartoleiro.

_________________________________________________________________________


Dúvidas esclarecidas? Caso ainda tenha alguma dúvida, continuem de olho nos nossos ebooks.


E agora que você já sabe tudo sobre os scouts e as devidas pontuações do Cartola FC, já está pronto para jogar, não é mesmo?


Não, espera aí, vamos te ensinar as melhores estratégias e táticas para jogar bem e ser um verdadeiro mito no Cartola FC... tudo isso no próximo e-book!


34 visualizações