Cartola FC - os 7 passos para começar a se divertir de verdade

Atualizado: 30 de jun. de 2021




Futebol e Diversão - Confira os 7 passos para começar a jogar Cartola

Objetivo e Regras do Jogo | Banco de Reservas | Esquema Tático | Scouts e Intervalo das Rodadas 2021



DESVENDANDO O CARTOLA FC: CONFIRA O PASSO A PASSO PARA COMEÇAR A MITAR


O Cartola FC é um jogo eletrônico de futebol lançado pelo Grupo Globo em 2004. É um jogo fictício no qual os usuários montam seus times com jogadores de futebol que atuam na série A do Campeonato Brasileiro, onde cada ação real desses jogadores gera uma pontuação diferente.

O famoso “fantasy game” até hoje segue sendo um sucesso no meio dos amantes de futebol, mesmo após 17 anos da sua criação.


COMO FUNCIONA O CARTOLA FC?


A disputa do Cartola FC é realizada através da escalação de “times fictícios” escalados pelos participantes do jogo... Ou seja, você – caso seja um participante – será o cartola do seu próprio time e com isso, montará em todas as rodadas o seu cartel, de acordo com os jogadores e técnicos inscritos no Campeonato Brasileiro, dentro de um orçamento de C$100,00 (cartoletas - que é a moeda oficial do game).

Com um sistema de pontuação definido com base nas pontuações e resultados oficiais de cada partida do campeonato, os pontos dos jogadores em campo somam-se no time virtual, totalizando a sua pontuação total na RODADA. Ou seja, se a Série A do Campeonato Brasileiro possui 38 rodadas, você terá ao final da temporada, 38 pontuações, uma para cada respectiva rodada!

Vale destacar a opção de escalar um CAPITÃO por rodada, que nada mais é do que um jogador que terá a sua pontuação dobrada; seja ela positiva ou negativa. Além de definir qual o melhor ESQUEMA TÁTICO.


COMO PARTICIPAR DO CARTOLA FC?


Para participar do fantasy game é muito fácil;


1) Como criar uma conta no Cartola FC:

Se você nunca participou do jogo, o primeiro passo é criar uma conta através do site oficial do Cartola FC (cartolafc.globo.com). Após acessar a página oficial, é só clicar em “CADASTRE-SE”:



Vale destacar, que será necessário apresentar alguns dados, como nome, e-mail, data de nascimento e etc. Você também poderá realizar o seu cadastro através do facebook ou e-mail Google.


2) Como acessar a sua conta no Cartola FC:


Após realizar o seu cadastro, o próximo passo é entrar na sua conta através do próprio Site Oficial ou pelo aplicativo do Cartola FC, disponível para android e iOs e dar início a sua jornada no fantasy game!



3) Como criar um perfil no Cartola FC:


Após dar início na sua conta, chegou a hora de criar o seu perfil. Nele, será informado nome, nome do time, time do coração, além de te dar as opções do Cartola Free (onde você tem direito de participar de uma liga clássica e cinco mata-mata) ou Cartola Pro (com direito a dez ligas clássicas e dez mata-mata).



a) Crie um escudo:


Agora é hora de usar a criatividade! Crie seu escudo com o padrão, cor e adorno que desejar! Lembrando que em caso de assinatura do Cartola PRO, as opções são mais variadas.



b) Crie um uniforme:


Agora é hora de usar a criatividade! Crie seu uniforme com o padrão e a cor que desejar! Lembrando que em caso de assinatura do Cartola PRO, as opções são mais variadas.



c) Escolha um patrocinador:


Finalize seu perfil escolhendo o patrocinador que estampará a camisa do seu time no peito e na manga!



Com o time estruturado, chegou a hora de realmente dar início ao jogo e começar a mitar no Cartola FC!


COMO JOGAR CARTOLA FC?


Após realizar toda a parte de inscrição e criação do time, chegou a hora de aprender um pouco mais sobre a dinâmica do jogo:


1) Qual o objetivo do jogo?


O objetivo do jogo é pontuar mais do que os seus adversários, sendo que essa pontuação varia de acordo com os resultados que os jogadores reais escalados obtiverem em campo. O usuário montará o time inicial adquirindo onze jogadores e um treinador, dentro do limite de seu orçamento que é de C$ 100,00 (cartoletas - moeda do jogo que pode sofrer variação de acordo com o desempenho de seus jogadores em campo).


2) Quais são as regras do jogo?


Como todo jogo possui regras, esse não poderia ser diferente, não é mesmo? Como dito anteriormente, o Cartola FC é um fantasy game que se baseia na atuação real dos jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro.


Para isso acontecer, o “mercado do cartola” – que nada mais é do que o plantel onde você escolhe as opções de cada rodada – funciona de acordo com as datas e os horários do Brasileirão. O mesmo “fechará” 30 minutos antes da primeira partida de cada rodada do campeonato e você só poderá escalar e alterar o seu time e esquema tático até esse momento. Finalizado o último jogo da rodada, o mercado reabrirá 3h após, com todas as atualizações devidas, como por exemplo, a classificação em ligas que você poderá participar.


Vale destacar que, enquanto o mercado do Cartola FC estiver aberto (entre uma rodada e outra nos horários citados acima), você poderá escalar o seu time, definindo esquema tático, jogadores, técnicos, capitão e os reservas de cada posição, através do BANCO DE RESERVAS e para isso, você terá C$100,00 cartoletas (que como dito anteriormente, podem sofrer alterações de acordo com o desempenho dos jogadores no qual você escalou).


3) O que é e como funciona o Banco de Reservas?


Com o intuito de criar uma alternativa para quando um jogador do seu time não entra em campo (não começa jogando e nem entra no decorrer da partida), foi adotado o Banco de Reservas, que é uma das maiores novidades para a temporada do Cartola FC 2021. O mesmo foi muito pedido pela maioria dos cartoleiros, pois com a agenda de jogos apertada, acontece com freqüência a não escalação de jogadores de última hora e após o fechamento do mercado, impossibilitando o cartoleiro de realizar a alteração e com isso, indo com jogadores a menos na rodada em questão, tornando assim, o ‘fantasy game’ desequilibrado.


A ferramenta funcionará da seguinte forma:


• Você terá até 05 opções de reservas por rodada, sendo uma para cada posição do seu esquema tático. Ou seja, caso você opte por esquemas sem laterais, você terá 04 opções de reservas por rodada;


• A substituição em seu time ocorrerá de forma automática assim que for finalizada a importação de scout do(s) jogo(s) de ambos os atletas;


• O banco de reservas é OPCIONAL;


• O atleta deve ter valor menor ou igual ao titular mais barato da posição;


• O seu patrimônio será alterado na hora da troca, com a volta da diferença do valor dos atletas;


• O atleta do banco de reservas substituirá o titular apenas nos casos em que o titular NÃO ENTRAR em campo no início e decorrer do jogo;


• Quando a rodada termina, os reservas que entraram em campo e substituíram seus atletas se tornam titulares e o banco de reserva é esvaziado para novos atletas.


4) Como escalar o time e o banco de reservas?


Agora que você está por dentro das principais regras do jogo, chegou à hora de escalar a sua seleção, garantir que ninguém fique de fora através do banco de reservas e se preparar para mitar!


a) Escolhendo o ESQUEMA TÁTICO:


Para dar início a uma boa escalação, é muito importante optar pelo melhor esquema tático, de acordo com as características da rodada (confrontos, jogadores disponíveis no mercado do cartola e etc...). Os esquemas táticos disponíveis são: 3-4-3, 3-5-2, 4-3-3, 4-4-2, 4-5-1, 5-3-2 e 5-4-1.


Cada um tem a sua especificação e vai de jogador para jogador a escolha de tal. O que deve-se levar em consideração, é a disponibilidade de jogadores.


Exemplo 1: em uma rodada “x”, tem-se boas opções para zagueiros e laterais e poucas opções para meias e atacantes, logo, é preferível optar por esquemas mais defensivos, como: 5-3-2 e 5-4-1.


Exemplo 2: em uma rodada “y”, tem-se boas opções defensivas e ofensivas, logo, você pode escolher um esquema misto, como: 4-5-1, 4-4-2, 4-3-3.


Exemplo 3: em uma rodada “z”, tem-se poucas opções defensivas e muitas opções ofensivas, logo, os esquemas mais utilizados são: 3-4-3 e 3-5-2.



Escolhido o esquema tático, chegou a hora de maior tensão e que requer muita atenção, a escalação do time! É através desta escalação que você somará pontos de acordo com o que os jogadores escolhidos fizerem em campo. Importante salientar que o seu esquema tático será o responsável por definir quantos jogadores você poderá escalar no banco de reservas! Nos casos em que o esquema contenha laterais, serão cinco as opções no banco de reservas!


b) Como definir seus jogadores:


Após definir o esquema tático, esse é o momento em que você deverá prestar muita atenção; pois é chegada a hora da escolha dos jogadores que vão compor o seu elenco da rodada - com os jogadores disponíveis no mercado do Cartola FC -.



Uma ferramenta interessante dentro do Mercado do Cartola FC é o FILTRO, onde através dele, é possível filtrar os jogadores de acordo com o atual status, posição, valor e por time. A melhor parte dessa ferramenta é conseguir analisar os jogadores disponíveis na rodada e caso não, o status do mesmo.


Caso o jogador esteja PROVÁVEL, o mesmo estará identificado pelo símbolo do “certo” verde. Caso o mesmo apresente os símbolos de interrogação, cruz ou cartão vermelho, significa que seu status está INDISPONÍVEL, logo, a sua escalação não contará pontos para o time, uma vez que o jogador não entrará em campo na rodada em questão.


Após filtrar, e definir os seus jogadores titulares e também os reservas, é só salvar o time e aguardar a rodada terminar para que você possa ter acesso a sua pontuação final, bem como à sua valorização.


Você poderá ter acesso a sua pontuação em tempo real, porém, a mesma só é realmente definida após o fechamento da rodada, manutenção do cartola e abertura para uma próxima rodada.


Com o time e o banco de reservas escalados, não se esqueça de selecionar quem será o seu Capitão e terá a pontuação duplicada, seja ela positiva ou negativa.


Pronto, agora é só aguardar seus jogadores entrarem em campo e torcer para que os mesmos façam boas pontuações que somem como “scouts” para que assim você fique à frente de todos os seus adversários.


Segue abaixo a lista de scouts (pontuações) válidos para o Cartola FC 2021:


SCOUTS DE ATAQUE


· Gol: 8 pontos

· Assistência: 5 pontos

· Finalização na trave: 3 pontos

· Finalização defendida: 1.2 pontos

· Finalização para fora: 0.8 pontos

· Falta sofrida: 0.5 pontos

· Pênalti sofrido: 1 ponto

· Pênalti perdido: - 4 pontos

· Impedimento: -0.5 pontos

· Passe incompleto: -0.1 pontos

SCOUTS DE DEFESA


· Defesa de pênalti: 7 pontos

· Jogo sem sofrer gol:5 pontos

· Defesa: 1 ponto

· Desarme: 1 ponto

· Gol contra: -5 pontos

· Cartão vermelho direto: -5 pontos

· Cartão amarelo: -2 pontos

· Gol sofrido: -1 ponto

· Falta cometida: -0.5 pontos

. Pênalti cometido: -1 Ponto

COMO FUNCIONA O INTERVALO ENTRE AS RODADAS?


Após escalar os jogadores que em sua opinião vão se sair bem na rodada e os mesmos pontuarem de acordo com o desempenho real em campo, ao final da rodada – após o último jogo válido –, você saberá qual a sua pontuação.

O mercado entrará em manutenção neste momento e após a sua reabertura, você saberá a sua classificação nas Ligas em que participa e a valorização (ou desvalorização) da rodada.

Com o mercado reaberto (normalmente após 3h da última partida da rodada anterior), você poderá realizar alterações no seu time e esquema tático para a rodada seguinte.

É válido salientar a importância da alteração do time no intervalo das rodadas, uma vez que a sua escalação deverá levar em consideração os confrontos da próxima rodada e às vezes, um jogador que fizera uma boa pontuação na rodada anterior terá um confronto difícil na rodada subsequente, o impossibilitando de repetir a façanha.



Agora que você já sabe como se joga Cartola FC, está esperando o que para convidar os seus amigos e mitar?

No próximo e-book você terá mais detalhes de como funciona o sistema de valorização e aprenderá a ganhar cartoletas para que dessa forma, faça um bom campeonato durante as 38 rodadas.

1.335 visualizações