Como jogar bem para mitar no Cartola FC

6 Passos para Mitar no Cartola e Ganhar Pontos

Visão Geral da Rodada | Competição | Patrimônio | Estatística


O objetivo crucial de todo cartoleiro, sem dúvidas é uma boa pontuação. Ao montar um time, sempre o intuito é fazer as melhores escolhas e buscar a mitada no Cartola FC, não é mesmo?

Além disso, o Cartola FC ainda agrega o fator rivalidade, o que torna o game ainda melhor. As disputas entre amigos e toda a rivalidade dentro das ligas ou até mesmo o fator financeiro, que vem crescendo e muito, estimula mais e mais o cartoleiro a gastar horas em busca de informações, dicas, estatísticas e análises visando a formação ideal de um time.

O que deve ser levado em consideração para se escalar um time perfeito? Como ter certeza da mitada? Antes de qualquer coisa, é preciso que você entenda que um time perfeito ou até mesmo um time caro composto pelos melhores jogadores do campeonato, não é garantia alguma de mitagem. Isso porque embora traçando uma boa estratégia, temos que contar também com o fator sorte e a sorte é algo impossível de se controlar, não é mesmo?

O Cartola FC sem dúvidas exige sorte, mas este não é o fator crucial para se ter sucesso. Um misto de sorte, comprometimento, boas análises e escolhas perfeitas: é este o combo ideal para o sucesso no jogo.

Sim, o Cartola FC não é SÓ sorte. Mas uma boa pontuação na rodada pode também depender dela. Porém ao estudarmos bem a rodada e ficarmos atentos a toda de qualquer informação do campeonato, de certa forma reduzimos certos riscos.

É válido frisar que vamos pontuar no decorrer deste e-book táticas importantes para se pontuar bem em uma determinada rodada, mas não há uma fórmula perfeita. O Cartola FC e até mesmo o mundo da bola não se trata de forma alguma de uma ciência exata. Traçaremos pontos importantes para que o cartoleiro não dependa exclusivamente do fator sorte. Já que como foi dito anteriormente, o Cartola FC não é apenas sorte. Nunca foi e nunca será.

Alguns pontos são essenciais para o entendimento do cartoleiro que busca uma boa pontuação, são eles: visão geral da rodada, análise dos melhores nomes e jogadores disponíveis e patrimônio. E aqui você encontrará tudo que precisa para buscar o seu tão sonhado sucesso no Cartola FC.


Então vamos ao que interessa: como jogar bem e mitar no Cartola FC?


PONTO Nº 0


Isso mesmo, começaremos pelo ponto 0, já que ele é crucial para o sucesso no game: NÃO SEJA CLUBISTA. Vale escalar contra o time do coração? É claro que sim. Esquece isso. O Cartola FC é um jogo, jogo esse que a cada dia que passa mais e mais tem valor financeiro e premia muito bem. Se você não sabe separar razão e coração, esse jogo não é pra você.

PONTO Nº 1 - QUAL O SEU OBJETIVO NO CARTOLA FC?


O cartoleiro deve traçar os seus objetivos, isso porque existem diversos tipos de liga e as estratégias muitas vezes variadas devem ser tomadas levando em conta cada tipo, no decorrer da competição.

Por exemplo, em ligas tiro curto, o ideal é se ter um time à parte só para disputa-las, já que são ligas que não levam em conta o fator regularidade.

Já as ligas clássicas que premiam mês, turno ou até mesmo campeonato, a regularidade é fator preponderante para o sucesso do cartoleiro. Neste tipo de liga, “ir bem” não significa necessariamente pontuar alto e mitar toda rodada. Se consagrar melhor do que os seus concorrentes diretos, muitas vezes está associado a ser regular, e não oscilar bruscamente no decorrer deste tipo de disputa, já se mostrou ser uma boa tática para se alcançar o sucesso nesse tipo de competição.

PONTO Nº 2 - PATRIMÔNIO


O início da temporada no Cartola FC é uma fase difícil. O cartoleiro tem apenas 100 cartoletas e o orçamento é mesmo apertado.

Sendo assim, entender acerca do processo de valorização é crucial. Um bom patrimônio é importante para que você tenha cartoletas para escalar os nomes que preferir no decorrer de todo o campeonato. E é justamente nas primeiras rodadas que acumular cartoletas é de certa forma mais fácil. As 5 primeiras rodadas do Cartola FC são cruciais para a valorização dos times e falamos disso de forma mais detalhada no ebook – Bolso cheio de Cartoletas.

PONTO Nº 3 - VISÃO GERAL DA RODADA


Um panorama geral da rodada, ou seja, uma boa análise acerca dos confrontos que existirão é muito importante para que o cartoleiro saiba o que deve fazer. Estabelecer os jogos teoricamente mais fáceis, os melhores e piores mandantes, os melhores e piores visitantes, os favoritos, os melhores ataques, as melhores defesas, além dos possíveis desfalques, tudo isso deve ser previamente analisado pelo cartoleiro.

A base para a rodada deve ser formada levando em conta coisas até mesmo óbvias, como: os melhores times ganham dos piores. Claro que o futebol é uma caixinha de surpresas e zebras acontecem, mas o cartoleiro deve sempre partir de uma premissa básica: o melhor GERALMENTE ganha do pior. Em suma, você deve tentar prever possíveis cenários e separar os clubes com mais chances de triunfar na rodada e tirar dali bons nomes para o seu time.

PONTO Nº 4 - VEJA OS DADOS E ESTATÍSTICAS DOS TIMES


Com tantos anos de Cartola FC, o jogo foi se aprimorando e é claro que as ligas estão cada vez mais disputadas. E como já dissemos por aqui, o fator sorte deve sim acompanhar o cartoleiro, mas as análises e escolhas bem feitas também.

Sendo assim, estatísticas acerca da competição devem ser usadas a seu favor. Quais os melhores/piores ataques? E as defesas mais vazadas? Os zagueiros e laterais que mais desarmam em casa e fora? Quem são os batedores de bolas paradas? Todas essas e outras tantas questões devem sim ser analisadas pelo cartoleiro que deseja se diferenciar e buscar sucesso em suas ligas. Uma estatística bem fundamentada e usada de forma sábia tende a ser um grande diferencial.

PONTO Nº 5 - A ESCOLHA DO MELHOR ESQUEMA TÁTICO PARA A RODADA


Ao fazer uma análise geral do mercado, é importante já pensar no melhor esquema tático para a rodada. O Cartola FC nos oferece uma farta possibilidade de montagem dos nossos times em diversos formatos táticos.

Se a rodada não tiver boas opções para laterais, talvez o melhor seja optar por um esquema sem eles (3-4-3 ou 3-5-2). Já em rodadas com muitos atacantes, o ideal são os esquemas com três atacantes (4-3-3 ou 3-4-3). Em rodadas em que as opções de meias forem muitas, o cartoleiro também pode optar por esquemas com mais meias (4-4-2, 3-4-3, 5-4-1 ou até mesmo 4-5-1).

Enfim, o esquema tático vai depender bastante do que a rodada tem para oferecer. Porém sem dúvidas o esquema tático preferido pela maioria dos cartoleiros é o 4-3-3.

PONTO Nº 6 - OS MELHORES NOMES PARA A RODADA

Primeiramente ao acessar o site do Cartola FC é importante observar os nomes que estão no mercado como prováveis. Caso tenha interesse em escalar um jogador que esteja como dúvida, o ideal é acompanhar e até mesmo procurar notícias a respeito do mesmo.

As diversas opções para a rodada muitas vezes deixam o cartoleiro confuso e inseguro. Isso é bastante comum e claro que na hora da escolha, o fundamento sorte aparece, porém algumas análises são importantes e ajudam a minimizar tal fator. É importante que o cartoleiro saiba traçar um ranking de nomes que considera importantes para a rodada e com bom potencial de pontuação. A análise do confronto em si, assim como as estatísticas, média e regularidade do jogador nas últimas rodadas e o feeling do cartoleiro, devem ser levados em conta.

É válido mais uma vez destacar que ao selecionar os jogadores do seu time, a dica é pontuar todos aqueles que você acredita que têm o maior potencial por posição. Lembre-se sempre que essa escolha deve ser baseada segundo os critérios do Cartola FC, isto é, nas jogadas que geram pontos. É muito comum termos jogadores muito bons, mas que não geram scouts positivos para o game.

Diante disso, aqui você encontrará algumas dicas para a escalação de cada posição. É isso mesmo, separamos alguns pontos importantes para cada posição, do goleiro ao técnico.

Como escolher o GOLEIRO no Cartola FC:


É uma posição extremamente importante e para tal posição o cartoleiro deve optar por: escalar visando saldo de gols ou escalar visando defesas.

Porém, é evidente que um arqueiro com potencial para realizar mais defesas em um determinado confronto, tem mais chances de conseguir pontuações maiores.

É isso mesmo, quando o cartoleiro opta por escalar um goleiro pouco exigido, visando apenas o bônus do SG, caso ele leve um único gol na partida, a chance dele amargar -1 ponto na rodada é grande.

Mas caso opte por escalar um arqueiro com boas chances de ser exigido e de praticar mais defesas, mesmo que ele sofra gols, tem boas chances de pontuar bem na rodada.

É válido frisar que dentre as diversas mudanças na temporada 2021, a posição que mais sofreu alteração, foi o goleiro.


De forma rápida listaremos tais mudanças:


1- Não existe mais defesa difícil.

2- Agora existe apenas defesa. O goleiro pontua com defesa que fizer e a mesma valerá 1 ponto, independente da dificuldade. Porém haverão situações que não serão consideradas defesas.

3- O gol sofrido, que antes valia -2 pontos, agora vale -1 ponto.

4- O scout passe incompleto não será mais contabilizado para goleiro, mas seguirá valendo normalmente para as demais posições.

Tais mudanças são bastante significativas, já que influenciam diretamente na pontuação dos goleiros e consequentemente vão impactar na estratégia dos cartoleiros e cartoleiras na hora de escalar o seu “camisa 1”.

É possível perceber já durante as primeiras rodadas de 2021 que os goleiros não serão mais os diferenciais dos times. Até o ano passado, para você ser o melhor cartoleiro do Brasil, se dando bem em ligas tiro curto, por exemplo, você precisaria acertar o melhor goleiro da rodada ou até mesmo optar por ele como capitão do seu time. Em 2021 provavelmente, isso não será mais preciso, visto que a diferença de pontuação entre os goleiros será bem menor comparado com as temporadas anteriores.

Também não veremos com tanta facilidade goleiro mitando com 20 pontos, já que além de segurar o SG, é praticamente impossível um goleiro somar por exemplo, 15 defesas.

Em média um goleiro costuma fazer 3 a 4 defesas e com o bônus do SG, caso não sofra gols, a mitada ficará por volta dos 10 pontos ou quem sabe algo um pouco além, caso defenda uma cobrança de pênalti.

Já quanto às decepções, também será bastante improvável vermos goleiros amargando -10 pontos. Como o scout do gol sofrido também diminuiu de valor, a tendência é que raramente tenhamos negativadas tão bruscas como vistas antigamente.

Sem dúvidas as mudanças impactaram e muito na posição, mas destacaremos algumas táticas que podem te ajudar na escolha dos arqueiros, são essas:

- Optar por goleiros que enfrentem times com baixo potencial ofensivo, já que assim haverá uma maior probabilidade de não sofrer gols, já que todos os defensores começam com 05 pontos de SG e caso tomem gols, perdem esse bônus;

- Optar por goleiros que tenham pela frente confrontos nos quais o time adversário costuma finalizar com precisão, já que para cada defesa o goleiro ganhará 1 ponto. Nesta hora é importante destacar como as estatísticas são importantes para se embasar uma escalação.

- Escolher goleiros de times maiores que estejam em boa fase e enfrentam fora de casa times de menor expressão, também pode vir a dar certo. Já que é mais difícil tal time de maior expressão levar muitos gols.

Como escolher ZAGUEIROS no Cartola FC:


Se tratando dos defensores na zaga, não é uma boa estratégia optar por nomes visando apenas o bônus do saldo de gols, por mais que confronto seja aparentemente fácil.

Zagueiros estilo xerife que chegam forte e cometem muitas faltas também não são boas escolhas, já que a cada falta cometida se perde -0,5 pontos e caso cometam pênalti, é subtraído -1 ponto.

Além dos zagueiros artilheiros, que sobem bem, finalizam cabeceando, por exemplo, o foco nesta posição deve ser zagueiros que desarmam. Portanto, procure escalar zagueiros que se destacam desarmando.

As antigas roubadas de bola acabaram e hoje os desarmes são muito importantes no Fantasy Game. Cada desarme vale 1 ponto e caso o defensor também não sofra gols, a mitada é garantida.

Em resumo, as melhores táticas para se escalar zagueiros são:

- Escolha nomes que tenham como atributo compor uma defesa sólida, para que não corra tantos riscos de tomar gols e assim perder a bonificação do SG;

- Optar por zagueiros que se destaquem em desarmes, já que cada desarme vale 1 ponto e isso pode dar uma boa potencializada na pontuação do defensor;

- Selecionar um zagueiro que se destaque em jogadas aéreas ofensivas, os famosos “zagueiros artilheiros”.

Como escolher LATERAIS no Cartola FC:


Para a escolha dos laterais, devemos considerar os mesmos critérios dos zagueiros, já que optar por lateral apenas visando saldo de gols é muito arriscado.

Sendo assim, existem outros fatores importantes a serem levados em consideração na hora de escolher o lateral, são esses: desarmes, participação e qualidade ofensiva, fragilidade do adversário e se o mesmo cede pontos para laterais.

Os laterais que desarmam se destacam no Cartola FC e são geralmente os preferidos dos cartoleiros. Também é válido destacar laterais que apoiam bem, ou seja, sobem bem ao ataque e participam das jogadas ofensivas das suas equipes, isso porque tais opções podem vir a pontuar bem com assistências e até mesmo gols. No início da temporada do Cartola FC, analisar as estatísticas dos times nos estaduais e em outras competições é sempre importante para embasar a sua escolha em setores como esse. Também é válido analisar a fragilidade do adversário, já que alguns laterais podem vir a cometer muitas faltas, quando atuam diante de adversários velozes e com qualidade.

Portanto, as melhores dicas de forma breve para se escalar laterais são:

- Dê preferência por laterais que apoiem bem e possam pontuar com assistências, os garçons;

- Destaque também para os especialistas em desarmes;

- Opte por laterais com poucas chances de tomar gols, para manter os 05 pontos do SG.

Como escolher MEIAS no Cartola FC:


Neste setor podemos optar por escalar volantes ou meias ofensivos. Apesar de não haver distinção no mercado do Cartola FC, sabemos que a posição tem variáveis e é importante analisar isso ao fazer a sua escolha. O ideal na maioria das vezes é saber mesclar nas escolhas com sabedoria.

Os volantes são aqueles jogadores de marcação, que se destacam com os desarmes muitas vezes. Já os meias ofensivos geralmente pontuam bem com assistências e/ou gols, alguns até mesmo são cobradores de faltas e pênaltis nas suas equipes.

Neste setor é válido destacar mais uma vez a importância das estatísticas e da regularidade/média do jogador. Tanto o volante regular que só pontua com desarmes, tanto o meia que dá muitas assistências, tendem a ser ótimas opções, portanto os números devem ser analisados e nomes eficientes devem ser sempre escolhidos.

Em confrontos mais pegados, optar por um volante geralmente é uma boa alternativa, já que os meias ofensivos costumam sofrer uma forte marcação em jogos como esses e não rendem tanto. Já em confrontos em que o time da casa é superior e favorito, opte por meias ofensivos, já que podem aparecer bem na rodada com gols e/ou assistências.

É importante salientar acerca dos falsos meias, jogadores que constam no mercado do Cartola FC como meias, mas na verdade atuam como atacantes em seus times.

Sendo assim, as melhores dicas de forma breve, para se escalar meias no Cartola FC são:

  • Em jogos em que um time tecnicamente superior é favorito e atua em casa, escolha meias ofensivos, pois os mesmos podem vir a pontuar com gols e/ou assistências;

  • Os volantes que se destacam em desarmes também podem ser boas opções, principalmente em confrontos mais equilibrados;

  • Meias que atuam como atacantes também podem se destacar, pois atuam mais próximos do gol.

Como escolher ATACANTES no Cartola FC:


Sem dúvidas essa é a posição que pode mais render pontos ao se escalar um time, já que na maioria das vezes é desse setor que saem os gols. O gol é o scout que mais vale pontos no nosso Fantasy game. 08 pontos são creditados para quem balançar as redes, portanto, é importante analisar e escolher bem os nomes que figurarão o ataque do seu time.

O ideal é dar preferência aos jogadores que estão em boa fase e que vem balançando as redes com frequência. Caso o campeonato não tenha começado, se atente às demais competições, como os estaduais.

Procure ficar atento aos times que tem o ataque mais potente e também aos que tem as defesas mais vazadas. Em suma, atacantes que enfrentam times fracos possuem as maiores chances de marcar gols e pontuar bem. Também é importante destacar os cobradores de pênaltis das equipes, na dúvida entre dois atacantes de um mesmo time, esse poder ser um bom critério para se decidir qual escalar.

Escolha com bastante atenção os atacantes do seu time, procurando focar naqueles que tem boa média de pontos no game e estão em boa fase.

Em síntese:

  • Prefira os jogadores em boa fase e que sempre marcam gols, que é o maior scout do Cartola FC (08 pontos);

  • Jogadores que finalizam bastante e sofrem muitas faltas também são boas opções.

Como escolher o TÉCNICO no Cartola FC:


A pontuação do treinador é uma média geral da pontuação dos jogadores do seu respectivo time. Ou seja, a soma total dos pontos feitos pelos jogadores, dividido por 11.

Uma dúvida é bastante frequente com relação à pontuação do treinador: e quando houver substituições a pontuação deverá ser dividida por 12, 13, 14, ou pela quantidade de alterações que acontecerem? A resposta é não. Sempre teremos 11 jogadores em campo, independentemente das substituições, portanto a divisão é sempre por 11.

A melhor opção para técnico é aquele que representa a equipe com o maior favoritismo na rodada. Opte por um comandante que tem grandes chances de vencer na rodada, sem tomar gols.

Em resumo:

  • Opte por comandantes que os seus times sejam favoritos na rodada no quesito segurar SG, mas também que possam fazer mais gols.

Amigo cartoleiro, o time perfeito e sinônimo de mitada nem sempre é aquele que passa dos 100 pontos em diversas rodadas. Tudo depende é claro do seu objetivo e do tipo de liga que pretende disputar.


O importante é sempre analisar muito bem a rodada, estar dentro ou acima da média e espero que seguindo as dicas apresentadas no decorrer deste ebook e não deixando de lado a sua intuição e o seu feeling, possamos te ajudar a obter sucesso nas suas ligas e a mitar bastante no mundo do Cartola FC.




230 visualizações